logo

Implante hormonal para contracepção é confiável?

Conteudo da imagem

Certamente você tem escutado muito sobre implante hormonal nos últimos meses.

Alguns vem até com nome de estrela , como o "chip da beleza"! Mas não é sobre este tipo de implante que estou escrevendo agora. Meu foco está em explicar um pouco mais sobre o implanon, o único implante hormonal com liberação pela Anvisa até a data de hoje ( 20/10/22), e que faço uso há muitos anos no meu consultório. Trata-se de um pequeno dispositivo, não absorvível ( precisará ser retirado ao vencer sua validade, que é de até 3 anos), introduzido no braço com anestesia local. Possui um único hormônio , o etonogestrel ( família da progesterona), que será liberado de forma contínua durante todo o tempo de uso. Esse hormônio não aumenta o risco de câncer das mamas , nem o de trombose. O uso pode ser feito durante a amamentação. Estatisticamente falando apresenta uma eficácia contraceptiva muito alta.

É muito importante que seja inserido corretamente para diminuir o risco de infecção local, e para que no momento da retirada não haja dificuldade. Sobre efeitos colaterais, existe a possibilidade do aparecimento de acne, piora de humor, piora de libido e menstruação irregular . Em relação a menstruação que vem o ponto mais interessante , pois muitas usuárias terão o benefício de ausência ou diminuição significativa da menstruação. No entanto, saiba que isso não é garantido, sendo apenas garantida uma contracepção segura.

Penso que não existe método contraceptivo perfeito, mas existe o melhor método para cada paciente. Sugiro que pesquise muito e converse com seu ginecologista antes de tomar uma decisão. Conhecer os riscos e benefícios fará com que você tome uma decisão madura e segura. Conte comigo para esclarecimentos sobre essa e outras questões de saúde Atenciosamente Dr Renato.